ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE MARUÍPE

Ações da Diretoria

Ações no Bairro

A quase totalidade das ações no bairro é feita em parceria com os obreiros da Paróquia de São José, e a convivência sempre pacífica tem produzido excelentes resultados em benefício da comunidade.

A Associação tem contabilizado diversos projetos em andamento, destacando-se a doutrinação dos Jogadores Anônimos, Projeto Bordado, Bazar, Assistência Social, e um sem números das atividades das Diretorias na busca de soluções para o povo local, independente de ser ou não associado.

Ponto de destaque para a redução de delitos na comunidade, onde a Associação se empenha ao máximo para a minimização desses tipos de criminalidade, a ponto de ceder parte de suas instalações para abrigo de policiais da Policia Militar, custeando as despesas por eles produzidas.

Produto do trabalho da Associação, junto à Prefeitura de Vitória, o bairro hoje tem 95% de suas ruas completamente asfaltadas, estando à pavimentação em vias de conclusão.

Ainda por iniciativa da Associação, a humanização das duas praças do bairro está com suas obras de reforma em processo de finalização junto à Prefeitura de Vitória.

Atividades Festivas

Além de participar conjuntamente com a Paróquia nas suas iniciativas festivas na Comunidade, a Associação de Moradores tem agendada a realização de festejos, por ocasião da passagem do seu aniversário, o qual ocorre no mês de Julho.

Nesse mês, uma Comissão Organizadora procurar trazer aos moradores momentos de congraçamento e alegria, onde se misturam crianças, jovens, adultos e em particular as pessoas da melhor idade.

Igualmente no final do ano, ocorre o almoço comunitário, quando a Associação busca formas de realizar a confraternização anual.

Comunicação

Com o nome de "A MUXINGA", circula mensalmente entre os moradores do bairro um informativo mensal que transmite as notícias de interesse comum.

Esse nome "A MUXINGA", tem sua origem no antigo nome dado ao bairro, devido a grande quantidade desse pequeno arbusto nos seus arredores.

Relacionamento com a Prefeitura

A Presidência da Associação mantém estreito relacionamento com a Prefeitura de Vitória, através da Coordenação da 4ª Região, onde os pequenos assuntos existentes têm pronta regularização, ficando pendentes aqueles que extrapolam a alçada da Regional.

Seresta "Lei Seca"

Diante das restrições impostas aos motoristas que misturavam a trágica relação do binômio “direção e álcool”, a Diretoria da Associação entendeu por criar na principal praça do bairro, invariavelmente em cada sexta-feira, um ambiente onde os moradores pudessem interagir. Essa atitude gerou na comunidade uma motivação para saírem de suas casas, e por algumas horas se reencontrarem. Hoje, as famílias levam para a praça seus familiares, e as crianças se divertem à vontade. O funcionamento da seresta tem inicio a partir das 20 horas, e não ultrapassa a meia-noite. Com o sucesso obtido, a Associação contabiliza não só o resultado financeiro com a venda de quitutes, mas sobretudo o resultado social.